Super Team

.
.
.
Banner AUTOCONSUMO
.
.
.
Banner NOS INVESTIMOS
.
.
.
Banner LED
.
.
.
Banner CFP v 0.2
.
.
.
Banner RemodelaçõesV2
Aquecimento Central por Piso Radiante a Água

Banner piso agua

 

 

Piso radiante a água


O sistema de aquecimento através de piso radiante é uma das formas mais confortáveis e saudáveis de aquecer uma habitação ou qualquer outro tipo de edifício, podendo ser instalado em qualquer pavimento ou infra-estrutura.

Os sistemas de piso radiante são capazes de cobrir completamente as necessidades de aquecimento de qualquer edifício, oferecendo um conforto perfeito resultante de uma distribuição completamente homogénea do calor. O sistema de aquecimento central por piso radiante pode ainda ser utilizado para fazer frio no verão se combinado com uma bomba de calor reversível.

          Piso radiante

Porque instalar um piso radiante a água?


A grande diferença entre este sistema de aquecimento e os outros, é que o espaço de uma habitação será aquecido do chão até ao tecto de uma forma uniforme, em vez do aquecimento ou arrefecimento ter origem num foco de calor, como é um radiador ou ar condicionado.

O clima interior de uma casa para que esteja confortável para os seus habitantes a sua temperatura ambiente deve rondar entre os 20ºC e os 24ºC.

Sistemas de aquecimento bem planeados têm em consideração as diferentes utilidades de cada área da habitação. Cada zona pode ser adaptada individualmente as necessidades dos ocupantes.

       

 

      

   

1

 

Vantagem na utilização de piso radiante a água:


Economico: Os utilizadores deste sistema podem conseguir poupanças energéticas entre os 25% - 30% em comparação com os sistemas tradicionais de aquecimento (como por exemplo radiadores). Nas instalações de maior dimensão (por exemplo em empresas e pavilhões desportivos) é possível atingir percentagens de poupança superiores sobretudo quando se encontra associado a sistemas de energias renováveis.

 

Saudável: Como este sistema trabalha com baixas temperaturas não se gera correntes de ar quente que tornam o ar seco e evitam também a movimentação do pó, tornando-se assim ideal para as pessoas que sofram de alergia.

 

Seguro: Nos sistemas tradicionais existe um elevado risco de ocorrência de queimaduras nas crianças. A utilização deste sistema pode eliminar esse risco e assim transmitindo uma maior segurança aos pais.

 

Confortável: Este sistema é o que mais se ajusta a temperatura ideal para o corpo humano, proporcionado um maior conforto aos seus utilizadores tanto no Inverno como no Verão.

 

Temperatura Uniforme: Neste sistema a superfície do solo de um edifício será o principal responsável, vai permitir que haja uma distribuição uniforma do calor no período de aquecimento e absorver o calor em período de refrescamento, evita assim as zonas quentes e frias que são características dos sistemas convencionais e que se tornam desgraveis para os utilizadores.

 

Invisível: A instalação deste sistema não fica visível, só se irá sentir o conforto em termos de aquecimento. Para as pessoas que possuem um sentido estético mais apurado, este será o sistema ideal pois não vai condicionar a escolha da decoração a colocar no edifício.

           

 

 

5

 

 

3652 620x2906360

 

4

 

Funcionamento do piso radiante a água:

O sistema é constituído por uma rede de tubos que está distribuído de forma uniforme debaixo do pavimento, por onde circula a água, conseguindo-se desta forma uma temperatura ambiente homogénea e confortável.


Piso RAd funcionamrn

O aquecimento das águas ocorre a temperaturas relativamente baixas entre os 35ºC e os 40ºC, quando comparado com a temperatura que é necessária utilizar para aquecer uma habitação através de radiadores (60º-80ºC). Ao distribuir-se o calor pelo chão, consegue-se uma estratificação da temperatura ideal para o corpo humano.

Na mesma instalação de piso radiante que irá servir para aquecimento, pode-se também efectuar um refrigeração do ambiente nas estações mais quentes, fazendo a circulação da água a uma temperatura de aproximada de 17ºC, que absorverá o excesso de calor da habitação, dando assim uma sensação de frescura aos utilizadores da habitação.

 

Fontes de Calor:

 

Os sistemas de piso radiante a água podem ser combinados com:


 

- Bombas de Calor – Sistema eléctrico de elevada eficiente que se reversível pode fazer também frio. Ver +



- Caldeiras de Biomassa – que apresentam dos custos de exploração mais baixos do mercado. Ver +



- Caldeira de Condensação normalmente a gás, conferem uma poupança de cerca de 30% em comparação com as caldeiras convencionais. Ver + 



- Utilização dos painéis solares térmicosos sistemas de piso radiante por funcionarem a baixas temperaturas, permitem o contributo da energia solar para o aquecimento, conferindo-se desta forma poupanças significativas ao nível de combustível e consequentemente dos custos de exploração. Ver +

         

 

 

 

Daikin Altherma HT-W tcm112-141492

images

conden 1

solar termico utilizacoes suncatchersolar com-1

 

 

 

Tipos de aplicações

 

O piso radiante pode ser aplicado:

 

- Casas: Pode ser instalado em apartamentos, moradias;

casaspr


-Edifícios: Pode ser instalado em hospitais, clinica, fábricas, colégios, infantários, lares de idosos, salas de espetáculos, hotéis, entre outros.

hoteis

 

- Complexos desportivos: Pode ser instalado em pavilhões desportivos, ginásios, piscinas, entre outros.

ginásios

 

Chamamos a sua atenção, que a utilização do sistema de aquecimento por piso radiante a água é perfeitamente compatível com os edifícios que estejam a ser feitas de raiz ou a ser remodelados. 

Mas quando se trata de uma remodelação num edifício deve se tomar algumas precauções. Se mantiver a laje existente, o instalador deve garantir que a altura do chão aquecido não irá interferir com as portas existentes. Sistemas finos (máximo de 35 mm) podem ser utilizados de forma a facilitar a integração com as condições do local.

 

Fases de instalação do piso radiante a água


A instalação do piso radiante a água é realizada em 3 fases:

 

1)     Instalação da Coluna de Distribuição pelo Diversos Pisos;

2)     Instalação do Isolamento de Tubagem;

3)     Instalação do material de controlo e arranque.


 
 
piso1

 

 

Para mais informações e um orçamento gratuito contacte-nos:

 

 

800x600 Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

Os sistemas de piso radiante são capazes de cobrir completamente as necessidades de aquecimento de qualquer edifício, oferecendo um conforto perfeito resultante de uma distribuição completamente homogénea do calor. O sistema de aquecimento central por piso radiante pode ainda ser utilizado para fazer frio no verão se combinado com uma bomba de calor reversível.

 
Contacte-nos
SERVIcOS

Serviços SolarWaters:

Desenho / Acompanhamento de projectos Formação                                                        Aspiração Central

FALE CONNOSCO

Entre em contacto com um dos nossos técnicos.

Dias úteis - das 9h00 às 18h00


Onde estamos

SOLARWATERS, Lda

Ninho de Empresas ARQCOOP-Sala 2.5
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, LT 7
1900-882 Lisboa
210 105 935
geral@solarwaters.pt