Super Team

.
.
.
Banner AUTOCONSUMO
.
.
.
Banner NOS INVESTIMOS
.
.
.
Banner LED
.
.
.
Banner CFP v 0.2
.
.
.
Banner RemodelaçõesV2
BIOMASSA INDUSTRIAL

BIOMASSAINDUSTRIALBANNERWW
 

 

 Tipo de combustível

 

Este tipo de caldeiras conta com fornecimentos diferentes das caldeiras domésticas. Com fornecimentos / entregas acima da tonelada, a recepção da biomassa pode ser feita a granel ou em big bags de 1 tonelada. Esta diferença permite aos consumidores acederem aos circuitos de distribuição de biomassa alternativa, tal como caroço de azeitona, bagaço de azeitona ou estilha, entre outros.
A rentabilidade financeira deste tipo de projectos depende acima de tudo do valor biomassa, que é directamente proporcional ao tipo de biomassa e custo de transporte. Assim, temos que analisar com cuidado o binómio, espaço de silo e custo de transporte, bem como o investimento em caldeiras poli combustível.

      imalattipcombust1

 
 

Dimensionamento da Caldeira de Biomassa

As caldeiras de biomassa não têm uma capacidade de variação da potência entregue como uma caldeira a gasóleo. As caldeiras a gasóleo instaladas caracterizam-se pelo excesso de potência instalada e pelo tempo morto entre o arranque normal nas mais diversas instalações.
As caldeiras de biomassa devem ser dimensionadas de forma a estarem sempre a produzir acima dos 70% de capacidade 24h / 7 dias por semana. Isto significa, que os consumos devem ser idealmente regulares e devem ser utilizados depósitos de inércia que permitam actuar como buffers de potência fornecendo energia para os períodos de pico de consumo e armazenando-a nos períodos com pouco consumo.

Não é de todo incomum serem dimensionadas caldeiras 60Kw onde existem caldeiras de 200KW ou 300Kw a gás ou a gasóleo.

      dimenscaldeindustr2

  

Depósito de Inércia

Os depósitos de inércia permitem a estabilização da entrega de potência por parte da caldeira, actuando como buffers de energia face às variações de potência necessária pelo consumo.

Devemo-nos lembrar que a capacidade de resposta de uma caldeira de biomassa é bastante mais lenta do que uma caldeira tradicional. A título de exemplo, uma caldeira a gás atinge a sua potência de pico em cerca de 1 minuto após a ignição. Numa caldeira a biomassa a potência de pico apenas é atingida cerca de 1 hora depois da ignição, sendo que a própria ignição demora cerca de 5 a 10 minutos. A caldeira a biomassa necessita também de cerca de 30 minutos a desligar, continuando a produzir calor após ordem para encerrar.

Em média devemos ter cerca de 10lt de depósito de inércia por Kw de caldeira.

       depinercbiomaindustr

 

Dimensionamento do Silo

O silo de uma caldeira tem três características complexas e que como tal devem ser alvo de uma reflexão cuidada:
•    É grande – devendo ser observado o espaço para a sua instalação e o seu impacto paisagístico.
•    É dispendioso– o seu dimensionamento depende do número de biomassa entregue e consequentemente do seu custo derivado do valor associado de transporte. Um silo maior implica baixos custos logísticos, mas espaço e dinheiro.
•    É complexo – transportar biomassa não é o mesmo que transportar um fluído como o gasóleo ou um gás. A biomassa é um combustível sólido e é transportado por sistemas motorizados complexos e caros que têm sérias limitações quanto à distância máxima de transporte do combustível. Assim sendo o silo deve estar muito próximo da caldeira.

       dimcilobiomaindusr

 

Layout e espaço da instalação


As caldeiras de biomassa em conjunto com o silo são significativamente maiores do que uma caldeira a gás ou a gasóleo. Mesmo com a expectável redução de potência da caldeira de biomassa em relação às caldeiras instaladas o espaço necessário é sempre consideravelmente maior do que o espaço das caldeiras originais.

A título de exemplo uma caldeira a gás de 200kw cabe num espaço de 2m2. A sua congénere de biomassa de 60KW necessita de um espaço de 3mt por 3,5 mt, ou seja, de 10,5 mt2.Uma caldeira de 600Kw de gás ocupa cerca de 3 a 4 m2, ocupando a sua congénere de biomassa cerca de 10mt por 6mt com o silo, ou seja, 60m2. Esta é sem dúvida a principal barreira à substituição das caldeiras tradicionais por caldeira de biomassa.

     layotespainstalação

 
Contacte-nos
SERVIcOS

Serviços SolarWaters:

Desenho / Acompanhamento de projectos Formação                                                        Aspiração Central

FALE CONNOSCO

Entre em contacto com um dos nossos técnicos.

Dias úteis - das 9h00 às 18h00


Onde estamos

SOLARWATERS, Lda

Ninho de Empresas ARQCOOP-Sala 2.5
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, LT 7
1900-882 Lisboa
210 105 935
geral@solarwaters.pt