Super Team

.
.
.
Banner AUTOCONSUMO
.
.
.
Banner NOS INVESTIMOS
.
.
.
Banner LED
.
.
.
Banner CFP v 0.2
.
.
.
Banner RemodelaçõesV2
Manutenção dos Sistemas Solares Fotovoltaico

Untitled-2

 

Existe cada vez mais empresas /famílias a optaram pela instalação de sistemas fotovoltaicos de forma a reduzir os seus gastos com eletricidade.

A pensar nessas entidades que a Solarwaters disponibilizou um novo serviço de manutenção anual para este tipo de sistemas.


O nosso contrato de manutenção preventiva anual comtempla as seguintes atividades:

Verificação das protecções eléctricas;

9

  

Verificação do estado do inversor – O inversor não exige grande manutenção, no entanto é aconselhável que se faça uma vez por ano. Na manutenção do inversor iremos verificar a existência de sujidades (poeiras, flores ou outros detritos) que possam levar a uma perda de potência e a uma refrigeração insuficiente. Procederemos também a verificação dos dados que estão a ser enviados pelo inversor se são lógicos e se coincidem com os que estão visíveis no display do inversor.

10

         

Limpeza de Ventilador: Na manutenção do ventilador procederemos a verificação do seu funcionamento, limpeza e efetuamos a sua montagem inversa após termos efetuado a limpeza. Desbloqueamos e retiramos a ficha do ventilador no interior do SunnyBoy.


Limpeza da Alhetas de Ventilação do Inversor: Na manutenção do inversor será verificada as alhetas de ventilação. O inversor possui em ambos os lados alhetas de ventilação. O inversor aspira o ar pelo ventilador na parte inferior e deixa escapa-lo pelo lado esquerdo. Por este motivo, é necessário efetuar a limpeza da alheta esquerda para que haja a dissipação de calor ótima do aparelho.

11

 

Inspeção do Electronic Solar Switch: Verificar se o Electronic Solar Switch se encontra desgasto e se as linguetas no interior da ficha apresentam descolorações castanhas.

f___________________________

Verificação do Estado dos Módulos e das Respetivas Ligações: Os sistemas fotovoltaicos não necessitam de uma manutenção constante. Embora seja conveniente efetuar a limpeza da parte frontal dos módulos para garantir que a produção de energia não seja afetada. A remoção na sujidade poderá ser efetuada com a passagem de um pano de microfibras e etanol sobre o vidro dos painéis fotovoltaicos. Os técnicos da Solarwaters ainda irão efectuar um teste a tensão da corrente por cada painel (analisam se os painéis têm defeitos de produção e se os pontos quentes que podem produzir uma redução de tensão). Procederam a verificação das ligações elétricas para ter a certeza que estão bem ajustadas e que não apresentam sinais de oxidação.


12

Verificação do estado dos cabos, uniões e terminais (incluído os cabos para ligação a terra e reaperto dos bornes): Uma ligação que não esteja feita da forma mais correta pode produzir um arco elétrico, que pode fazer com haja um aumento de temperatura e causar um colapso no dispositivo. De forma a evitar um problema sério no dispositivo no futuro, é essencial fazer-se um teste para verificar se existem tensões mecânicas.


bbbbb 

 

Verificação de Baterias: Na manutenção de baterias tem de se observar periodicamente o nível de água em cada um dos compartimentos. Caso o nível da água esteja baixo, deve-se colocar água desmineralizada de forma a estabilizar o nível da água. Proceder a inspeção dos terminais a fim de verificar se os mesmos aprestam sinais de corrosão e estão bem ajustados. Por fim, deve-se verificar se existe sulfatação, pois isto significa a presença de gás na bateria e portanto uma falha no sistema de regulação.

 


bateria-painel-solar
 ____________________________________________

 

 A manutenção realizada pelos técnicos da SolarWaters consiste na verificação dos painéis fotovoltaicos, inversores, baterias e cabos, para que possamos garantir aos proprietários destes sistemas que mantém o máximo de eficiência possível e que poderão assim evitar no futuro graves avarias que podem provocar baixas na produção de energia elétrica e perdas de eficiência.

Os proprietários fotovoltaicos podem efetuar verificações de rotina (que podem ser diárias/mensais/trimestrais) que podem ajudar a prevenir muitas das avarias.


Verificações Periódicas a Ser Realizadas pelos Proprietários do Fotovoltaicos:

 

- Verificação de existência de poeiras, dejetos de pássaros ou outros detritos que estejam sobre os painéis fotovoltaicos. É importante analisar a existência destas sujidades pois estas podem influenciar significativamente na produção de energia.

 - Verificação a existência de zonas quentes no inversor e controlador de carga (dissipadores e/saídas de ar quente);

 - Verificação das partes mecânicas do seguidor (se existem parafusos por apertar ou se é necessário lubrificar);

 - Verificação dos vedantes das tampas de caixas e entradas de cabos;

 - Verificar a existência de eventuais cabos danificados;

 - Desligar e ligar o Inversor para verificar está a arrancar corretamente.

Estas pequenas verificações aos sistemas fotovoltaicos que podem parecer minúsculas serão um grande contributo para ajudar a prevenir avarias mais graves no futuro que podem ser irrecuperáveis.

 

Para assegurar que o seu sistema fotovoltaico mantém o máximo de eficiência possível não se esqueça de fazer uma manutenção anual preventiva.

Após cada uma das visitas de manutenção será preenchido e enviado uma ficha descritiva do estado da instalação e as intervenções realizadas pelo técnico da SolarWaters,Lda.


Para qualquer esclarecimento adicional ou solicitação de assistência técnica - Contacte-nos

 


 

 

 

Normal 0 Clean false 21 false false false PT X-NONE X-NONE
 
Contacte-nos
SERVIcOS

Serviços SolarWaters:

Desenho / Acompanhamento de projectos Formação                                                        Aspiração Central

FALE CONNOSCO

Entre em contacto com um dos nossos técnicos.

Dias úteis - das 9h00 às 18h00


Onde estamos

SOLARWATERS, Lda

Ninho de Empresas ARQCOOP-Sala 2.5
Rua Almirante Sarmento Rodrigues, LT 7
1900-882 Lisboa
210 105 935
geral@solarwaters.pt